sexta-feira, maio 17, 2024
InícioSEO NotíciasPorque meu site não aparece na primeira página? Como funciona o algorítmo...

Porque meu site não aparece na primeira página? Como funciona o algorítmo de classificação do Google?

Porque meu site não aparece na primeira página? Como aparecer nas primeiras posições do Google usando palavras-chaves? Esta é uma pergunta para a qual todos os donos de sites buscam resposta, além de como funciona o algorítmo de classificação do Google?

Para entender melhor os algoritmos de classificação do Google, vamos analisar alguns conteúdos de sites bem posicionados e o que eles tem oferecido ao buscador para estarem na primeira página.

Ao analisarmos sites nas primeiras posições na SERP, em todos eles observamos claramente o emprego do SEO on-page, com muitos ocupando boas posições, independentemente de sua autoridade.

Nota-se que eles vem fazendo uso correto as palavras chave, suas variantes e termos relacionados a intenção de busca do usuário, o que passou as ser de extrema importância para evitar o blackhat.

Como fazer para aparecer na primeira página do Google?

Como fazer para meu site aparecer nas primeiras posições do Google
Como fazer para meu site aparecer nas primeiras posições do Google usando palavras-chaves

Para uma melhor compreensão de como fazer para aparecee nas primeiras posições do Google, podemos ver nesta análise de caso de sites com PA e DA altos vs sites com pouca autoridade:

Em nossa pesquisa, como exemplo, buscamos primeiramente pelo termo ‘melhores tvs 4k’.

As primeiras posições, como já era esperado, é ocupada por anunciantes do Google ADS, que compram as KW em seus anúncios, então vamos desprezar estes resultados.

A primeira posição, depois do anúncios, é ocupada por um site de renome, com autoridade alta, PA e DA acima de 50, (segundo métricas do Ahrefs).

Porém, na segunda posição, para o mesmo termo de busca, aparece um site com métricas muito inferiores, e com alguns Back Links, que não chegam a 90, conforme podemos ver no print:

Exemplo e site com baixa autoridade e poucos backlinks bem classificado na SERP

No artigo ‘Melhores Smart TVs 4k de 2021 (Principais Marcas)’, é possível observar o uso das palavras chaves principais, das palavras chaves relacionadas, além de um texto bem estruturado e boa distribuição das KW no corpo do texto.

Como fazer para meu site aparecer nas primeiras posições do Google?

Como fazer para ranquear meu site e aparecer nas primeiras posições do Google
Como fazer para ranquear meu site e aparecer nas primeiras posições do Google

Para aparecer entre as primeiras posições do Google, veja agora uma análise do conteúdo ranqueado e das palavras chaves e questões relacionadas usadas:

Analisamos a densidade da KW ’melhores TVs 4k’ e suas variações no conteúdo, como no singular ‘melhor TV 4K’.

  1. • A palavra, “TV4K”, aparece 15 vezes em todo o conteúdo
  2. • A palavra ‘melhores TVs 4k’: aparece no título principal
  3. • A palavra ‘melhores TVs 4k’: aparece 5 vezes no texto e
    aparece 1 vez num sub título (H2)
  4. • O termo “melhor TV 4K” , no singular, aparece 1 vez: em 1
    subtítulos H2.

Analisamos a densidade da palavra chave ‘smart tv’:

  1. • A KW “smart tv” aparece 17 vezem em todo o conteúdo
  2. • A KW aparece sempre com uma variável antes ou depois
  3. • A chave aparece no título e em mais 6 subtítulos.

Variações da palavras-chave que aparecem no texto:

  • 1. Benefício de uma Smart tv,
  • 2. Smart tv com definição ultra hd,
  • 3. Ótima Smart tv 4k,
  • 4. Smart tv com Wi-Fi e Bluetooth
  • 5. Qualidade de imagem da Smart tv,
  • 6. Smart TV Led,
  • 7. Smart TV nova geração,
  • 8. Smart TV UHD 4K,
  • 9. Melhores Smart TVs do mercado,
  • 10.Melhor Smart tv do mercado.

Este é apenas um estudo de caso, para mostrar que fazer o SEO on-page, de forma correta, funciona de verdade. Nossa intenção é mostrar que o uso do SEO on-page é vital como estratégia de Marketing Digital.

E, olhando para os anunciantes, podemos dizer ainda, que o trabalho de SEO interno é a estratégia mais econômica para fortalecer o tráfego orgânico de um site.

Sem gastar fortunas, você verá seu tráfego fluindo natural e organicamente do Google através das buscas dos usuários.

Para entender mais porque isso acontece, ao irmos nos aprofundando, falaremos das regras basicas e das mudanças e aperfeiçoamentos pelas quais os algoritmos do Google vem passando.

  1. Use boas palavras-chave.
  2. Crie conteúdos relevantes e qualificados.
  3. Faça link building (Backlinks).
  4. Otimize suas imagens para SEO.
  5. Use uma meta-descrição atraente.
  6. Fique atento às tendências de SEO.

Será preciso toda sua atenção para entender completamente, como o algoritmo do Google funciona atualmente, pois, caso não aprenda a aplicar o SEO on-page, seu site ou página estarão correndo o risco de ficar praticamente invisível no meio digital.

Vamos começar no próximo artigo a entender algumas mudanças que vieram com as últimas atualizações na Inteligência Artificial, a valorização da Experiência do usuário e decretação do fim do uso do Black Hat.

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais clicadas