Core Web Vitals como se preparar para as atualizações dos algoritmos do Google

O anúncio das atualizações do algoritmos do Google Core Web Vitals são sem dúvida as mais esperadas, e temidas, pelos empreendedores digitais neste ano de 2021.

Mas, ao contrário de muitas outras atualizações, o Google não apenas anunciou quando a atualização ocorrerá, mas também forneceu métricas específicas que considera essenciais para uma boa experiência de navegação do usuário.

Assim, os analistas e especialistas em SEO on-page e donos de sites, já podem se ‘armar’ de informações, antecipadamente, para adaptarem seus sites e conteúdos ao novo algorítimo.

Core Web Vitals: o que se espera da nova atualização do Google

Como o próprio nome já diz, o buscador passará a considerar o que é “vital” ou essencial, e poderia até se dizer, fundamental, imprescindível, ou obrigatório, para uma melhor navegação em seu conteúdo na web.

O Google também explicou os principais recursos vitais da core

Como já dito, serão um conjunto de métricas centradas no usuário real, que quantificarão os principais aspectos da experiência do usuário, coletando dados da usabilidade, como:

  • Tempo de carregamento da página,
  • Estabilidade do conteúdo enquanto ele é carregado,
  • Ações de interatividade,
  • Tempo de resposta ao interagir com a página
Medidas da Page Speed do Google – Imagem – Page Speed

O que é a experiência da página?

O algoritmo de experiência da página vai medir como os visitantes do site percebem a página da Web: além do tempo que ela é carregada, o quão bem ela é exibida em celulares, quantidade, localização e como os anúncios publicitários são exibidos, etc.

E também aquele monte de ‘penduricalhos’ desnecessários, que só atrapalham a navegação, e que muitos donos de sites acham bonito, mas isso é péssimo para o SEO on-page de uma página ou site..

Apesar disso, o novo algoritmo Google Core Web Vitals continuará a usar fatores de classificação do Google já existentes, conforme a pagina PageSpeed Insights do Google .

Por exemplo, a atualização de velocidade da página para dispositivos móveis, a atualização intersticial e a atualização HTTPS fazem parte do novo algoritmo que vai refinar as métricas que lidam com usabilidade e velocidade.

No que se basearão as Web Vitals? First Contentful Paint

First Contentful Paint ou FCP: “Primeira exibição de conteúdo” marca o momento em que o primeiro texto ou imagem é disponibilizado.

Bom Precisa de melhorias Ruim
FCP [0, 1000ms] (1000ms, 3000ms] mais de 3000ms
FID [0, 100ms] (100ms, 300ms] mais de 300ms
LCP [0, 2500ms] (2500ms, 4000ms] mais de 4000ms
CLS [0, 0.1] (0.1, 0.25] mais de 0,25

A LCP é a métrica de maior exibição do conteúdo, ela avaliará a velocidade de carregamento de cada página, ter um site que carregue rápido não será fundamental.

Conforme informou o próprio Google, os sites devem atender estas requisições nos primeiros 2,5 segundos.

Captura exemplo site Page Speed. Captura de tela – Google

Reduzir seu LCP reduz as taxas de rejeição do usuário:

  1. Reduzindo o tempo da primeira aparição com conteúdo pode melhorar as conversões em cerca de 15%, lembre-se de respeitar o tempo do usuário.
  2. Um layout poluído, cheio de elementos que atrapalham a experiência de navegação irrita o seu público, usuários irritados não voltam ao seu site.
  3. Uma experiência satisfatória para os visitantes, deve ter esta métrica ocorra dentro de 2 segundos e meio após o início do carregamento da página.

Melhorias no CLS deixarão um site mais estável

  1. Este deve fornece ao seu público uma experiência visualmente estável além de mais envolvente
  2. Para que a experiência seja ‘satisfatória’ para os visitantes, as páginas devem manter seu CLS abaixo de 0,1.

Melhorar o FID ajuda na experiência do usuário:

  1.  Para oferecer uma experiência satisfatória para os visitantes, as páginas devem ter um FID menor do que 100 milissegundos.
  2. Se seu site responde mais rápido às interações de um usuário, melhor será sua  experiência
  3. Uma navegação com links quebrados, fotos que não abrem, dão a impressão de amadorismo e não passam credibilidade.

Lembrando que as métricas acima são recomendações segmentadas para páginas tanto na versão versão desktop e principalmente experiência móbile.

Assim, tendo todos estes dados disponíveis, fica mais fácil de fazer apontamentos nas melhorias de um site ao Core Web Vitals, a próxima etapa e realizar a otimização em todos os pontos falhos.

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