quinta-feira, março 28, 2024
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O que é um Advertorial e sua importância num site de vendas

Um dos maiores desafios dos empreendedores digitais nos dias de hoje é a contratação de redatores especializados na produção de conteúdos advertoriais.

Para quem não sabe o que é um Advertorial e qual a sua importância, saiba que esse tipo de conteúdo tem o poder de determinar ações do usuário ao acessar seu site, como por exemplo, se vai ou não comprar seu produto.

Um advertorial pode ser feito em vários formatos, o mais comum é o conteúdo que tem como finalidade, em primeiro plano, divulgar e demonstrar os benefícios de seu produto ou serviço e o quanto ele pode mudar sua vida, e posteriormente, vender o produto.

Google SEO Criação de Advertoriais. Criação – FatorClick

O que é um advertorial e qual seu principal objetivo?

O termo advertorial vem da junção de outros dois, um em inglês, “advertisement”, (propaganda), e outro em português, “editorial”, (texto jornalístico), usado hoje para definir o formato.

Seu conteúdo, é um texto jornalístico ‘disfarçado’ de publicidade, podendo ser usado para lançamento de produtos ou divulgar serviços, e que pode variar desde uma apresentação contando uma história de sucesso, falando de benefícios, como também pode conter elementos como, funcionalidades, especialidades, características, entre outras, mas de forma consistente focados no convencimento de seu cliente.

Qual o objetivo de um advertorial?

O conteúdo advertorial, além de servir para divulgar seus produtos, promover empresas e serviços, tem como objetivo principal, direcionar o leitor à uma página e promover uma ação final, como fazer uma venda, a contratação de um serviço, ou somente um cadastro para contato.

E para isso, ele deve gerar credibilidade, confiabilidade e segurança ao usuário, para que ele realize a ação com tranquilidade.

Como gerador de credibilidade, um ‘advertorial’ também pode conter partes do “quem somos” da empresa, visando uma apresentação ao cliente, para sugerir que ele está no ‘lugar certo e seguro’ para realizar uma compra ou contratar um serviço.

O conteúdo advertorial também tem a função de reforçar e promover sua marca

Uma apresentação bem elaborada deve conter elementos necessários para que o cliente adquira confiança em sua marca e produto, contar histórias de sucesso, de pessoas bem sucedidas, de transformações de vida, etc.

Caso contrário, o cliente poderá pesquisar por outros sites, que ofereçam informações mais convincentes e consistentes, para ele decidir por uma compra ou fazer um contato.

Além disso, ao falar da empresa, também pode discorrer, mesmo que superficialmente, sobre segurança, formas de pagamento, garantia de entrega, pós venda, políticas de trocas, entre outros, quebrando objeções e dirimindo qualquer tipo de dúvida.

Mas não se descuidando de fazer tudo na forma de notícia, lembrando que o texto não deve explicitamente vender um produto, e sim trazer informações. Já imaginou quantas pessoas querem saber mais sobre o sucesso de um produto antes de digitar ‘comprar’ na barra de buscas?

Conteúdo advertorial para obter tráfego orgânico

Além disso, um conteúdo advertorial tem o potencial de obter tráfico orgânico. O conteúdo, quando bem trabalhado no SEO on-page, aliado as técnicas de copywriting, podem levar sua página a aparecer melhor classificada nas buscas do Google, por exemplo.

Nos dias de hoje, com o uso massivo dos dispositivos móveis, é muito comum as pessoas procurarem informações do tipo “melhor celular Samsung” ou “melhor TV 4K”, haja vista, a quantidade de site de reviews que apareceram nos últimos anos.

Embora,  muitos destes sites de reviews usem esses conteúdos mais para promoverem produtos como afiliados de sites como Amazon, por exemplo.

Conheça as principais características de um conteúdo advertorial

O conteúdo é a parte mais importante do advertorial, além dos elementos básicos. Assim, devem conter um bom título e descrição objetivos, que devem focar em chamar a atenção para uma dúvida ou necessidade do cliente.

A eficiência de um advertorial deve ser sua maior arma, podendo ser construído em conjunto com técnica de copywriting e persuasão bem definidas, pois, apesar de ser uma matéria, seu objetivo final é vender produtos ou serviços.

A saber, o copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica. Assim deve ser produzido por profissional ou agência com conhecimento em SEO on-page e processos de venda.

O copywriter deve ser vendedor ao escrever seu advertorial?

Sim! Por isso destacamos a importância de contratar um redator com experiência neste tipo de “copy” (texto), de preferência com conhecimento em vendas, e que saiba com ser persuasivo.

Devendo ainda saber usar ‘gatilhos’ para prender e despertar interesse no leitor, com objetivo final de gerar conversões e vendas.

Elementos indispensáveis num advertorial

  1. Autoridade: Seu conteúdo deve passar a impressão que seu site é uma autoridade no assunto. Além disso, deve mostrar provas de seu relato. Para isso pode-se citar, se houver, reportagens em emissoras de TV, artigos em revistas e jornais de relevância, etc. Uma associação de um veículo usado para a exposição do produto fará com que o leitor adquira ainda mais confiança.
  2. Tenha seu alvo definido: antes de tudo, é preciso que você saiba para quem vai escrever, quem é seu público, e mais ainda, deve aprender a construir seu ‘persona’, um publico ou pessoa fictícia, para onde vai direcionar seu conteúdo.
  3. Storytelling: É a arte de contar histórias, e funciona desde muito tempo. Usar Storytelling faz com que as pessoas imaginem e visualizem situações, sendo narrativas excelentes para levar as pessoas à uma ação. Histórias são capazes de tocar na dor das pessoas, e assim, gerar empatia instantânea. Por isso, utilizar histórias em seu advertorial é mais do que recomendado.
  4. Testemunhos: Mostrar relatos de sucesso de outras pessoas sobre o seu produto ou serviço é uma técnica extremamente importante, e eficiente. Testemunhos podem fazer seu leitor ganhar ainda mais confiança para realizar uma compra. Se você tem depoimentos reais, eles podem, e devem, ser inseridos no texto, desde que soem como naturais e convincentes.
  5. Cientificidade: Se for o caso, use citações de estudos científicos feitos à respeito do produto, imagens de profissionais ou laboratórios também tem um bom efeito positivo. Cite pesquisas e estudos de caso comprovados, se houver.
  6. Chamada para ação. Depois de tudo, uma coisa é importante: o advertorial precisa elementos de call to action, (chamada para a ação), para levar o leitor à uma compra ou cadastro. Existem diversos modos de inserir estas chamadas para ação no seu conteúdo, que vão desde marcações (mais disfarçadas) e/ou até botões, (mais explícitas), use a que faz mais sentido no contexto.

O segredo de um advertorial de sucesso

Além das habilidades já descritas, um dos segredos está em pensar como se fosse o usuário, podendo se fazer as seguintes perguntas: Que tipo de conteúdo me deixaria seguro e me convenceria a decidir por uma compra?

Assim, entendendo e atendendo as necessidades dele, poderá ter um Advertorial de sucesso. E, para isso você precisa de um profissional experiente em redação, e em vendas.

E principalmente com conhecimento em SEO on-page, para seu conteúdo não ficar invisível aos olhos do Google. Se for esta sua pretensão, entre em contato conosco e conheça mais nosso trabalho e competência.

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