O que é escaneabilidade, leiturabilidade e legibilidade do texto

Saiba o que é a escaneabilidade, leiturabilidade e legibilidade e como o uso correto deste elementos pode melhorar a Experiência do usuário num site. Veja como usar os títulos, subtítulos e negrito, e como eles melhoram a estrutura de um conteúdo, valorizando seu texto, deixando-o mais atraente.

O que chamamos de ‘otimizar a escaneabilidade’ deve ser considerada como uma técnica de SEO on-page, pois está estreitamente ligada a experiência do usuário, assim como elas se completam, com melhoria da “legibilidade” e “leiturabilidade”.

Mas entenda as diferenças entre elas. Lembrando que, todas juntas fecham um ‘pacote’ e são usadas para otimizar o SEO do conteúdo, com a finalidade de melhorar a experiência do usuário diante do Google, facilitando e deixando a leitura dinâmica.

O que é a Escaneabilidade e sua infuência no SEO on-page

Vem do termo ‘escanear’, usado para definir a ação de digitalizar algum tipo de documento, usando um escâner, pois o escâner ‘lê’ todo o documento e armazena os dados, antes de você salva-lo.

Assim, o termo passou a ser usado entre os estudiosos de técnicas de SEO e passou a definir aquela primeira olhada rápida em parte ou em todo o artigo.

Esta ação do usuário, de escanear seu artigo, envia vários estímulos ao cérebro, e pode, dependendo do gatilho mental disparado, determinar se ele é útil ou não, se o leitor continua a leitura ou sai do site.

Um texto bem trabalhado em termos de escaneabilidade pode enviar o estímulo certo, dizendo ao usuário que ali tem algo que lhe possa lhe interessar.

Elementos importantes do SEO on-page

A leiturabilidade está ligada a legibilidade, pois refere-se ao “conforto visual”. Ou seja, a facilidade de se ler um texto ou frase como um todo, quase como a escaniabilidade

Num texto com boa leiturabilidade, os olhos do leitor devem encontrar no conteúdo um direcionamento na leitura, se sentindo confortável para absorver o conteúdo com fluidez.

Por isso esta escolha de fontes, tamanhos, formatos, cores e incluindo a disposição das imagens, são também muito importantes.

Todo o contexto deve ser considerado para que o conteúdo seja compreendido e absorvido da melhor forma possível.

Saiba porque é importante o uso das marcações, H1, H2, H3, etc, os títulos, subtítulos, além de frases em negrito, ou em destaque, com citações.

Um texto com estrutura adequada as técnicas SEO, deve exibir:

  • Apenas um título (H1)
  • Diversos subtítulos, H2 H3, H4 dividindo os tópicos.
  • Os subtítulos H4 devem estar de preferência dentro dos Subtítulos H3
  • Trechos do texto em negrito
  • Citações em destaque
SEO on-page estrutura de tags no conteúdo. Imagem - GettyImage
SEO on-page estrutura de tags no conteúdo. Imagem – GettyImage

 

Lembrando que esta estrutura poderá variar conforme o assunto, a necessidade e o tamanho do texto. Mas são fatores importante na estruturação de um artigo:

  • Escaneabilidade
  • Legibilidade e Leiturabilidade
  • Formato da arquitetura das informações

O que são Leiturabilidade e legibilidade

A escaniabilidade, como já visto, para ter um bom resultado, depende também de outros fatores, como a “legibilidade” e ‘leiturabilidade’, que vão também definir a qualidade da apresentação

Não se esquecendo que a definição de margens, alinhamento do texto, comprimento dos parágrafos, espacejamento, tamanhão do texto, etc, também afetam a forma como o leitor se relaciona com seu conteúdo.

SEO on-page Escaneabilidade, legibilidade, leiturabilidade. Imagem – GettyImage

Apesar de parecerem simples fatores técnicos, quanto mais atraente for sua formatação, mais vai prender a atenção do leitor, que fica por mais tempo no site, melhorando bastante um fator de ranqueamento do Google: a experiência do usuário.

O que é Legibilidade em um texto

Legibilidade é o termo usado para se referir à facilidade de distinção do leitor, entre uma letra (individual) e outra, devendo ser levados em consideração elementos como:

  • Formato da fonte ou fonte usada
  • Tamanho de todos os elementos, (título, subtítulos)
  • Marcação de trechos em destaque
  • Negritos, sublinhados, angulação, etc.

Além de outros como: cor e contraste, imagem ou cor de fundo, entre outros, em resumo, a capacidade de reconhecer as letras facilitando a leitura.

O que é a leiturabilidade do artigo

A leiturabilidade está ligada a legibilidade, pois refere-se ao “conforto visual” do seu artigo. Ou seja, a facilidade do usuário em ler um texto ou frase como um todo, quase como a escaniabilidade

Num texto com boa leiturabilidade, os olhos do leitor devem encontrar no conteúdo um direcionamento na leitura, o que o fará se sentir ‘confortável’ para absorver o conteúdo com maior fluidez.

Por isso a escolha de fontes, tamanhos, formatos, cores, e incluindo as imagens, que também são muito importantes.

Todo o contexto deve ser considerado para que o conteúdo seja compreendido e absorvido da melhor forma possível.

Artigos com aparência de ‘textão’ desorganizado

Lembra quando você deixou de ler aquele ‘textão’ na rede social, logo após as primeiras linhas. Aquele texto todo emendado e mal organizado, que só de olhar já dá vontade de deixar a página? Isto é tudo o que não queremos.

O usuário, quando procura por algo na internet, busca obter uma resposta de forma mais rápida, e organizada.

Por isso, textos para blogs, críticas, artigos, precisam ter uma aparência atrativa e organizada para os leitores.

É ai que entra outro fator, o tamanho dos parágrafos. Parágrafos muito longos cansam o leitor, dispersam a atenção.

Note que quando você está lendo um livro, e o texto do parágrafo é muito extenso, a partir da leitura de 1/3 do texto você já começa a olhar para o final, em busca de uma definição mais rápida do assunto.

Título e subtítulos devem conter palavras-chaves ou variações

Se quiser implementar um bom SEO em seu artigo, todos estes elementos, H1, H2,H2 devem conter palavras-chave ou suas variações, termos relacionados para ajudar o Google a entender do que se trata seu conteúdo

E, além de ser bem visto pelos robôs, vão deixar seu artigo com uma estrutura bonita, amigável, melhorando a legibilidade, que você vai saber também, o que é esse conceito.

Veja no próximo tópico relacionado, Como funciona o algoritmo do Google e como rankear seu site em 2021

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