Como descobrir palavras-chave com ferramentas grátis e ter mais tráfego no Google

Neste post você vai saber como usar ferramentas de busca de palavras chaves e escolher KW certas para ter mais tráfego. Vamos lhe indicar duas ferramentas grátis e explicar de forma descomplicada, como usa-las para ajudar na prospecção de palavras-chave relacionadas aos seus conteúdos.

Apesar de termos acesso à ferramentas de análise como Ahrefs, Moz, KeywoordTool, entre outras pagas pela agência Fator Click, na verdade, nos trabalhos gostamos de usar também estas duas ferramentas grátis.

O Planejador de palavras-chave do Google, uma ferramenta gratuita, e o Professional Keyword suggestion tool, ou em português: Ferramenta profissional de sugestão de palavras-chave, também grátis. então veja neste post:

  1. Como descobrir as palavras chaves de um texto?
  2. Como saber quais as palavras chaves de um site?
  3. Como pesquisar palavras chaves no Google Ads?
  4. Qual ferramenta identifica as palavras mais recorrentes em um texto?

Como descobrir palavras-chave usando o Planejador do Google

O Google keyword planner é uma excelente opção pra encontrar KW, mas pode ser acessado somente através da plataforma do Google Ads, mas fique tranquilo, não é preciso criar um anúncio

Para ter acesso, basta criar uma conta com seu Gmail, ou usar a sua se tiver, e já pode usar o planejador inserindo uma frase-chave ou palavra.

Para encontrar o site, basta digitar na busca “Google keyword planner”, e já sera exibido o resultado, clique e abrirá a página abaixo.

Captura de tela início Google ADS para acessar o Keyword Planner. Imagem - Captura de tela Google
Captura de tela início Google ADS para acessar o Keyword Planner. Imagem – Captura de tela Google

Planejador de palavras-chave grátis do Google

Se for pedido faça seu cadastro, é bem fácil, depois de logar com seu e-mail do Gmail. Na próxima tela clique em Ferramentas e configurações, a próxima tela já mostra a opção de acessar o Planejador de palavras-chave grátis do Google.

Tela de Captura entrada Key Words Planner Google. Imagem - Captura de tela Google - Imagem - Captura de tela Google ADS
Tela de Captura entrada Key Words Planner Google. Imagem – Captura de tela Google – Imagem – Captura de tela Google ADS

Chegando nesta tela, você já pode inserir uma ou quantas palavras-chaves achar necessário para sua busca, clique em ‘ver os resultados’, e o planejador vai lhe mostrar resultados e as opções de quantas pessoas pesquisaram por essas palavras-chave por um determinado período de tempo.

Captura Planejador de palavras chaves do Google. Captura de tela Google

O serviço do Google planejador de palavras chaves também é capaz de descobrir frases relacionadas com a KeyWord e contagens de tráfego associadas, o aplicativo é bem extenso e aprender a usar todos os seus recursos requer um pouco de estudo.

Além de que, estas informações mais aprofundadas são mais utilizadas por quem precisa fazer um anuncio usando o Google ADS.

Veja a tela com os resultados obtidos com a pesquisa com o Keyword Planner do Google

Captura busca KW melhores celulares Google. Image, Captura de tela Google ADS

Você pode ainda baixar uma lista completa de keywords em Excel com as sugestões clicando na ‘setinha’ no canto direito, lá em cima.

Esta lista será de grande utilidade para facilitar a escolha das palavras-chave relacionadas para serem usadas em sua estratégia de SEO on-page.

Além disso o planejador do Google, permite como ver palavras chaves negativas, ou seja, KW que não devem ser usadas em seus conteúdo, para não confundir o buscador.

Saiba que saber sobre palavras negativas é muito importante no SEO on-page. E você vai ver sobre isso em um dos nossos posts, o link vai estar no rodapé.

Como encontrar palavras-chave com ferramenta profissional de sugestão de keyword Kparser

Outra dica é usar o Professional Keyword Suggestion Tool, que particularmente gosto muito, e até prefiro, depois de ter adquirido experiência na redação e no emprego dos resultados das ferramente de busca de KW.

Uma das melhores dicas para você escolher palavras-chave certas para seu conteúdo é saber por onde começar sua pesquisa. Esta ferramenta Kparser é simplesmente fantástica. Como o próprio nome diz, uma ferramenta profissional de sugestão de palavra-chave.

Captura ferramento Kparser – Professional keyword suggestion tool. Captura de tela – Kparser

Seu uso é bem fácil e intuitivo, por isso recomendo. Na tela acima basta inserir sua palavra chave e clicar em ‘start’. Antes recomendo mudar, primeiramente o país onde será feito a busca, no caso Brazil, (com z), além da linguagem, que permite exibir os resultado em portugues de Portugal, (PT).

Captura resultados da Kparser – Professional keyword suggestion tool. Imagem – Captura de tela – Kparser

O Kparser grátis não tem opção e baixar uma lista com suas KW, mas dá para copiar e colar em um arquivo .txts no bloco de notas, para não vir junto os links, mas trás uma gama de sugestões bem grande e atualizadas.

Além disso, esta versão free da ferramenta de prospecção de KW não dá acesso a outros tipos de sugestões, como por exemplo as sugestões de palavras chaves negativas e outros relatórios.

Conteúdo mais amigável para os algoritmos do Google

Importa agora você saber como fazer uso de todas estas informações para produzir conteúdo mais amigável para o Google. E é o que vamos te explicar no próximo post.

Depois de mergulhar nas pesquisas de palavras-chave usando ferramentas grátis, você vai saber mais sobre os três tipos diferentes de KW e como emprega-las em seus conteúdos, são separadas em:

  1. Palavras-chave principais
  2. Palavras-chave do corpo
  3. Palavra-chave de cauda longa

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