quinta-feira, junho 20, 2024
InícioSEO NotíciasSEO off-page: autoridade e pontuação PA e DA influênciam no ranqueamento de...

SEO off-page: autoridade e pontuação PA e DA influênciam no ranqueamento de um site?

O que é DA Autoridade de domínio e PA Autoridade de página e o quanto elas são relevantes para o ranquemento de um site no Google?

Antes de nos aprofundarmos nesta parte de autoridade PA e DA do site, é preciso que você conheça um pouco sobre estas métricas usadas no mundo do SEO para fortalecer o SEO off-page de um site.

E, como citamos anteriormente, você precisa saber mais sobre a influência da autoridade de domínio ou de página
no ranqueamento de um site.

Esta métricas são conhecidas como: DA (Domain Authority) e PA (Page Authority). A primeira, DA, se refere a autoridade do dominio, já PA se refere a autoridade de página.

O que é DA Autoridade de domínio e PA Autoridade de página

O que é DA Autoridade de domínio e PA Autoridade de página
O que é DA Autoridade de domínio e PA Autoridade de página. PA e Da são relevantes para um site

Saiba que a maior parte destas métricas acima foram criadas pela MOZ, uma empresa especializada em ferramentas de SEO, link building, auditorias e otimização de sites, e pesquisa de palavras chaves.

Porém, elas acabaram virando quase que um padrão entre o pessoal especializado na área de SEO, como sendo métricas que podem determinar o ranqueamento de um site ou pagina.

A autoridade do domínio, (DA) e autoridade de página, (PA), sempre foram consideradas relevantes para que um site obtivesse uma boa posição da SERP.

Porém, apesar de elas não serem métricas oficiais do Google, particularmente, acreditamos que elas continuam tendo sua influência.

Isto porque, a MOZ por exemplo, faz estas medições (e classificação) de acordo com o tráfego, autoridade sobre palavras-chaves, back links, etc., recorrendo com certeza, aos dados do Google e outros buscadores.

E, mesmo não tendo plena certeza, de que são fatores usados para os buscadores ranquearem seu site, importa saber como elas funcionam e porque isso está relacionado ao SEO on-page.

Sites como Ahrefs, MOZ, e outros, consideram para as métricas: links internos e externos, (back links), idade do domínio, a quantidade de backlinks, além de velocidade de carregamento das páginas, entre outros, e segundo eles, quanto mais altos o PA e DA, melhor o site se posicionaria.

Mas PA e Da são relevantes para um site, Google reconhece as métricas?

Mas PA e Da são relevantes para um site, Google reconhece as métricas
Mas PA e Da são relevantes para um site, Google reconhece as métricas

Exato, mesmo que elas tenham sua validade questionada, por não serem métricas geradas pelo Google, isso é parte do SEO on-page.

Acontece que o Goolgle também considera todos estes fatores, porém não assume que usa métricas oficialmente.

O Google não reconhece publicamente que faz uso das métricas PA e DA para decidir sobre o posicionamento de
um site ou página vai ou nas página nas buscas.

Digo isto, por que tenho visto sites novos, com pouca ou nenhuma autoridade, (PA e DA baixos), ocupando primeiras posições da SERP, então: porque eles estão na primeira página? Você também vai aprender aqui em nosso site.

É verdade que ninguém conhece todos os fatores usado pelo Google para calcular o PageRank, exceto o próprio Google.

Mas vale ressaltar, que páginas com pontuações altas, tendem sim a ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa orgânica. A exemplo de grandes portais, que tem suas notícias posicionadas nos destaques, (carroussel).

Mas lembramos também, que eles não só são detentores alta autoridade diante do Google, mas também de credibilidade e confiabilidade, fatores importantes no ranqueamento.

Veja Mais

POPULARES