sexta-feira, junho 21, 2024
InícioSaúdeOvos – Benefícios do alimento e formas de prepara-lo

Ovos – Benefícios do alimento e formas de prepara-lo

Quem aí não gosta de ovo? Muito difícil não é mesmo. O alimento é um ingrediente muito versátil, usado em várias receitas assim como pode ser consumido em qualquer refeição. Desta forma, os ovos se tornaram muito famosos e muito consumidos principalmente por pessoas que querem perder peso.

Benefícios dos Ovos para a SaúdeOvos - benefícios e melhores formas de prepara-lo

Isso é porque os ovos possuem vários nutrientes. Portanto, comer ovos todos os dias traz muitos benefícios à saúde e para o organismo. Desta forma, ele está sendo muito utilizado por adeptos à alimentação saudável até porque podemos ingeri-los de várias maneiras.

Sua gema é rica em ômega 3, colina, ácido fólico, minerais bem como uma fonte de vitaminas lipossolúveis. Assim, apenas a gema de 1 ovo nos fornece de 10 a 20% das doses de vitaminas A, D, E e K necessárias para o nosso dia. Além de possuir uma gordura monoinsaturada assim como os azeites de oliva.

Formas de Preparo dos OvosOvos - benefícios e melhores formas de prepara-lo

Já a clara dos ovos é uma incrível fonte de proteínas e vitaminas do complexo B além de não apresentar gordura. Ou seja, ela contém poucas calorias. Consequentemente os ovos normalmente só são contraindicados em casos de alergia a sua proteína, a albumina.

Benefícios que os ovos trazem para nossa saúde e até belezaOvos - benefícios e melhores formas de prepara-lo

Então, para você se tornar um adepto e assim coloca-los na sua dieta diária confira Benefícios dos ovos para saúde e beleza.

Benefícios para a Saúde

O ovo contribui muito para a sensação de saciedade, pois ele reduz o apetite bem como auxilia na perda de peso. Por isso que o alimento é bastante utilizado por pessoas fitness ou adeptos da alimentação saudável.Ovos - benefícios e melhores formas de prepara-lo

Benefícios Estéticos

Além de ajudar no controle do apetite os ovos também auxiliam no ganho de massa muscular pois são uma boa fonte de proteínas. Desta forma eles são muito consumidos por atletas ou pessoas que queiram ganhar massa, mas não engordar.

Prevenção de Doenças

Por ser uma grande fonte de antioxidantes como triptofano e tirosina ele previne uma série de doenças, como o câncer. Ele também auxilia no tratamento da depressão e ansiedade já que possui vitaminas do complexo B.

Controle do ColesterolOvos - benefícios e melhores formas de prepara-lo

Os ovos são ricos em lecitina, desta forma eles ajudam a diminuir a absorção de colesterol no intestino.

Retardo do Envelhecimento

Seus nutrientes antioxidantes como o carotenóide, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Assim ele ajuda a retardar o processo de envelhecimento.Ovos - benefícios e melhores formas de prepara-lo

Outros Benefícios dos Ovos

Os ovos possuem os nutrientes ferro e ácido fólico, ou seja, são fundamentais para o combate da anemia.

Por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina, os ovos auxiliam da proteção da visão.

Os ovos são muito recomendados para mulheres, principalmente gestantes pois contêm colina, nutriente que ajuda na formação da memória dos fetos. Além de auxiliar na prevenção do câncer de mama.

Por conter alto teor de vitamina D além de cálcio e fósforo, o ovo é um dos alimentos que atua no desenvolvimento dos ossos e dentes. Bem como mantê-los saudáveis e fortes.

Você já experimentou as diversas formas de preparo dos ovos? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo!

Veja Mais

POPULARES