segunda-feira, junho 17, 2024
InícioSaúdeProsopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos 'demoníacos

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos

A prosopometamorfopsia (PMO) é um distúrbio neurológico extremamente raro que afeta a forma como os pacientes percebem rostos, às vezes dando-lhes uma aparência “demoníaca”. Neste artigo, exploraremos mais sobre essa condição pouco compreendida e suas características únicas.

Entendendo a Prosopometamorfopsia

Distorções faciais relatadas pelo paciente. (Fonte: The Lancet/Reprodução)

Publicado recentemente na revista The Lancet em março de 2024, este distúrbio tem intrigado os pesquisadores devido à sua natureza incomum. Com apenas 75 casos relatados até o momento, a PMO continua a ser um enigma para muitos, frequentemente confundida com outras condições como a esquizofrenia.

Como a PMO Afeta a Percepção Visual

Os portadores de PMO experimentam mudanças significativas na maneira como veem rostos. As distorções podem variar em termos de forma, tamanho, cor e textura, resultando em percepções que vão desde rostos contorcidos e deslocados até imagens que lembram desenhos animados ou até mesmo aparências assustadoras.

Explorando as Distorções Faciais

Outro exemplo de distorção facial relatada pelo paciente. (Fonte: The Lancet/Reprodução)

Um exemplo notável é o caso de Victor Sharrah, que há quase três anos convive com a prosopometamorfopsia. Ele relata ver rostos “demoníacos” apenas quando está cara a cara com alguém. Essa especificidade foi aproveitada por pesquisadores para entender melhor as distorções que ele percebe.

Compreendendo as Causas da PMO

Danos cerebrais podem ser a causa do distúrbio. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Embora as causas exatas da PMO ainda sejam desconhecidas, há suspeitas de que esteja associada a anormalidades ou danos nas áreas do cérebro responsáveis pelo processamento visual. Traumatismos cranianos, enxaquecas severas e até mesmo envenenamento por monóxido de carbono foram associados a casos de PMO, embora em alguns pacientes não haja uma causa clara identificada.

Você já teve alguma experiência semelhante à PMO ou conhece alguém que enfrenta esse desafio? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários abaixo!

Veja Mais

POPULARES