sexta-feira, junho 21, 2024
InícioCuriosidadesPor que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Quando começam a interagir com seus filhos, um dos primeiros sinais que os pais e mães aprendem é que, quando querem dormir, os bebês geralmente esfregam seus olhinhos e ficam meio chorosos. Embora seja um gesto simples, muitos responsáveis, principalmente os de primeira viagem, se perguntam por que esse comportamento acontece.

O Sinal de Cansaço: Por que os Bebês Esfregam os Olhos?

Isso é normal? Será que os olhos do bebê estão irritados? Infelizmente, os pequeninos não conseguirão por um bom tempo verbalizar seu desconforto na medida da nossa angústia. Mas o motivo daquela coçadinha nos olhos, segundo Rebecca Dudovitz, professora de pediatria geral da UCLA, nos EUA, é mesmo sinal de cansaço.

Em entrevista ao site WordsSideKick.com, a médica explica: “sabemos, por experiência humana, que as pessoas tendem a esfregar os olhos quando estão cansadas, e achamos que isso pode ter a ver apenas com uma sensação de desconforto que você sente quando os músculos oculares estão trabalhando duro e é hora para uma pausa”.

Esfregar os Olhos e a Visão do Bebê: Existe Algum Problema?

As mãos dos bebês devem estar sempre limpinhas para evitar contaminações. Não, esfregar os olhos ocasionalmente não costuma causar problemas de visão em bebês. Na verdade, esfregá-los é uma reação natural, da mesma forma que nossos ombros necessitam de uma massagem relaxante após passarmos o dia inteiro sentados em frente a uma mesa.

Outro fato a ser considerado é que os bebês piscam seus olhos apenas algumas vezes por minuto, o que faz com que os glóbulos oculares fiquem ressecados. Nesse sentido, as lágrimas são “muco próximo à superfície, água salgada no meio e uma camada de óleo das glândulas meibomianas das pálpebras para evitar a evaporação”, explica o Robert W. Arnold, oftalmologista do Alaska Children’s Eye & Strabismus, ao Live Science.

Esfregar os Olhos e a Pressão Arterial: Há Alguma Relação?

O efeito de esfregar os olhos é mínimo na redução da pressão arterial.

É possível que em algum grupo de WhatsApp você leia que esfregar os olhos é um reflexo natural do corpo para baixar a pressão arterial. Mas isso não tem nada a ver com o que os bebês fazem. Primeiramente, diz o Dr. Arnold, “não há nenhuma razão óbvia para que uma criança se sinta melhor com uma frequência cardíaca lenta”.

No entanto, é verdade que esfregar os olhos pode estimular temporariamente o nervo vago a produzir uma resposta de desaceleração cardíaca, mas esse efeito é mínimo e de curta duração.

No caso dos bebês, Arnold é categórico: “Não acreditamos que a estimulação proposital do reflexo oculo-cardíaco seja uma razão para as crianças esfregarem os olhos”. A causa provável é que eles façam isso pelo mesmo motivo que fazemos: olhos cansados e sono.

Conclusão: Entendendo a Ação dos Bebês

Ao entender por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados, os pais podem ficar mais tranquilos e compreender que essa é uma resposta natural do corpo humano à fadiga ocular. Agora, o que você achou sobre esse assunto? Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Veja Mais

POPULARES