quinta-feira, junho 20, 2024
InícioSaúdePor que nos sentimos ansiosos depois de consumir álcool?

Por que nos sentimos ansiosos depois de consumir álcool?

Você já acordou depois de ter tomado todos com seus amigos no dia anterior sentindo seu coração disparado, com a sensação de que o mundo está acabando e que o mundo todo te odeia? A ressaca moral, também conhecida como ansiedade pós-bebedeira, é um dos sintomas mais comuns por pessoas que exageraram na dose de álcool no outro dia.

Efeitos do Álcool no Cérebro

O equilíbrio da atividade do glutamato e do GABA no cérebro é o principal regulador do equilíbrio da inibição humana e da prevenção dos circuitos cerebrais, afirma o presidente de psiquiatria de Yale e codiretor do Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA) dos EUA , John H. Krystal. O GABA é um neurotransmissor inibitório, rapidamente a resposta de um neurônio a estímulos quando se liga aos receptores. Acredita-se que o sinal GABA no cérebro tenha um papel na redução do medo e da ansiedade. Alguns medicamentos usados ​​para tratar transtornos de ansiedade, como os benzodiazepínicos, atuam diretamente nesses receptores. Por sua vez, esse neurotransmissor é produzido quando o glutamato é convertido nele por meio de uma enzima.

(Fonte: GettyImages)

Ansiedade na Ressaca

Segundo o estudo, embora tenha muita ativação de GABA quando estamos bêbados pode aliviar nossa ansiedade, isso também pode criar uma forma de destemor que desinibe o comportamento envolvente. Por esse motivo, podemos ver as pessoas “passando vergonha” quando estão bêbadas demais da conta. Então, se o álcool pode reduzir a ansiedade quando estamos intoxicados, por que nos sentimos mal mentalmente na manhã seguinte? Após um período de maior sinalização GABA e menos sinalização de glutamato, o cérebro tenta corrigir esse desequilíbrio de alguma forma, adaptando os sistemas de neurotransmissores para fazer o processo reverso.

Recuperação e Cuidados Pós-Consumo de Álcool

(Fonte: GettyImages)

Quando o álcool é retirado, os receptores GABA ficam menos eficazes, produzindo menos efeito e resultando em aumento do efeito. Ao mesmo tempo, mais glutamato passa a ser liberado. Como resultado, a produção de ansiedade cresce rapidamente e, em casos mais graves, podem surgir convulsões e danos às células nervosas. Por esse motivo, os especialistas recomendam que as atividades clássicas para ressaca sejam exercidas: descansar, comer e hidratar-se. Como não há como acelerar a recuperação do cérebro após o uso de álcool, você infelizmente terá que aturar esse desequilíbrio no seu sistema até voltar ao normal.Por que nos sentimos ansiosos depois de consumir álcool? Você já experimentou os efeitos da ressaca e a ansiedade pós-bebedeira? Compartilhe sua experiência nos comentários e no conteúdo de como lidar com esses sintomas após o consumo de álcool.

Veja Mais

POPULARES