sexta-feira, junho 21, 2024
InícioCuriosidadesNúmeros, dados e curiosidades sobre a geografia do Brasil

Números, dados e curiosidades sobre a geografia do Brasil

O rio Amazonas é o maior do mundo em extensão, com 6.850 quilômetros de comprimento, superando o rio Nilo por 60 quilômetros. Mas suas grandezas não param por aí.

A grandiosidade do Rio Amazonas

Em termos de volume de água, o Amazonas é imbatível. Com apenas 1 minuto de vazão, ele poderia saciar a sede de toda a humanidade. Você sabia disso?

A incrível vazão do Rio Amazonas

O Amazonas despeja impressionantes 175 milhões de litros de água por segundo no Oceano Atlântico, equivalente a 20% de todos os rios do planeta. Surpreendente, não é mesmo?

A largura e os arquipélagos do Amazonas

Com uma largura entre 6 e 8 quilômetros, podendo atingir até 50 quilômetros em alguns trechos, o Amazonas é um verdadeiro gigante. Além disso, abriga os maiores arquipélagos fluviais do mundo, como Mariuá e Anavilhanas.

Outras curiosidades geográficas do Brasil

Além do Amazonas, o Brasil tem muitos outros recordes geográficos. O São Francisco, por exemplo, é o maior rio inteiramente brasileiro, com 2.700 quilômetros de extensão.

Pontos extremos do Brasil

Do extremo norte ao sul, o Brasil apresenta contrastes fascinantes. O povoado mais ao leste é Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha, enquanto a cidade mais ao norte é Oiapoque, no Amapá. Já a cidade mais ao sul é Chuí, no Rio Grande do Sul.

Dados populacionais e territoriais

Com 44 milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso, enquanto Roraima é o menos populoso, com 514 mil pessoas. Minas Gerais lidera em número de municípios, com 853, enquanto Roraima tem apenas 15.

Curiosidades sobre capitais e regiões metropolitanas

A capital mais ao sul é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a mais ao norte é Boa Vista, em Roraima. Já a capital mais ao leste é João Pessoa, na Paraíba. São Paulo se destaca também por ter a terceira maior região metropolitana do mundo, com 22 milhões de habitantes.

Descubra mais sobre a diversidade geográfica e demográfica do Brasil e compartilhe sua opinião nos comentários! Você já visitou algum desses lugares ou experimentou algum dos produtos dessa região? O que achou?

Veja Mais

POPULARES