segunda-feira, junho 17, 2024
InícioCuriosidadesMudanças de padrões de beleza: como aconteceu através da História

Mudanças de padrões de beleza: como aconteceu através da História

Pré-história O ícone de 28 mil anos atrás, a Vênus de Willendorf, esculpida pelos nossos ancestrais nas cavernas, personifica o padrão de beleza valorizado naquela era. Esta escultura de 11 centímetros desempenhava um papel nos rituais de fertilidade, onde as mulheres com corpos robustos simbolizavam fertilidade e uma maior probabilidade de ter filhos.

1200 a.C.

Na Grécia Antiga, as crianças eram obrigadas a frequentar as gymnasiums, as primeiras academias esportivas. Os esportes eram uma parte essencial da educação masculina, com os atletas se exercitando sem roupas em busca da perfeição física, preparando-se para o serviço militar.

Século 1Como funciona as mudanças de padrões de beleza

Durante o Império Romano, a educação básica ainda incluía o desenvolvimento físico completo para os homens, visando criar soldados perfeitos. Assim, a idealização do corpo atlético e perfeito permaneceu como um padrão de beleza dominante.

Idade MédiaComo funciona as mudanças de padrões de beleza

Devido à influência da igreja, os hábitos atléticos romanos foram considerados pecaminosos durante a Idade Média. Cuidar do corpo era visto como pecado, refletido na arte da época com corpos completamente cobertos.

1450

 

O RenascimentoComo funciona as mudanças de padrões de beleza trouxe de volta o foco no corpo humano como centro da arte, com um estudo e apreciação da anatomia humana.

Renascimento Nesta era, valores da antiguidade foram recuperados, valorizando novamente o corpo humano e sua exposição. As mulheres exibiam longos cabelos, formas curvilíneas e uma certa plenitude abdominal, enquanto os homens exibiam músculos bem definidos.

1900 Eugen Sandow (1867-1925) encontrou na musculação uma oportunidade lucrativa, desenvolvendo equipamentos e promovendo a primeira competição oficial de fisiculturismo em 1901, além de lançar a primeira revista especializada, a Physical Culture.

1920Como funciona as mudanças de padrões de beleza

O “sex-appeal” emergiu, marcando as décadas de 20 e 30 com uma moda centrada na sensualidade em gestos, fala e olhares, resultando em um visual andrógino com cabelos curtos e formas corporais disfarçadas sob vestidos retos.

1940 O cinema de Hollywood começou a ditar padrões de beleza, promovendo mulheres sensuais, voluptuosas, com curvas marcantes realçadas por sutiãs com enchimento.

1970Como funciona as mudanças de padrões de belezaAté hoje Desde os anos 70, os padrões de beleza têm evoluído gradualmente, com tendências como homens musculosos nos anos 80, modelos extremamente magras nos anos 90, e no século 21, corpos atléticos de academia se tornando o padrão predominante.

Você já se identificou ou utilizou algum dos padrões de beleza mencionados ao longo do texto? Já visitou algum dos locais históricos citados, como as gymnasiums na Grécia Antiga ou obras renascentistas que celebram o corpo humano?

Deixe sua opinião nos comentários, queremos saber como você se relaciona com essas mudanças de padrões ao longo da história e como elas influenciam sua visão de beleza atualmente.

Veja Mais

POPULARES