segunda-feira, junho 17, 2024
InícioSaúdeIsso explica por que seu corpo dá espasmos quando você está pegando...

Isso explica por que seu corpo dá espasmos quando você está pegando no sono

Você já se pegou quase no país dos sonhos quando, de repente, “Pá!” Você se contrai como se tivesse perdido um degrau na escada? Isso é um espasmo hipnótico para você, e é tão comum quanto aqueles e-mails não lidos que você vem ignorando. Imagine só: você está todo aconchegado, contando aquelas ovelhas, e justo quando está prestes a mergulhar na terra de Nod, seu corpo faz um movimento solo. Sim, todos nós já passamos por isso.

O que são os “Espasmos Hipnóticos”? Uma Dança Involuntária do Seu Corpo

Então, qual é a história desses movimentos surpresa à meia-noite? Elas são oficialmente chamadas de espasmos hipnóticos ou hipnagógicos. É como se fosse o bis final do seu corpo antes do concerto do sono profundo. Esses espasmos musculares involuntários podem dar a sensação de que você está caindo, às vezes acompanhados por sonhos de tropeçar ou, para os mais dramáticos, despencar de um penhasco. E adivinha? Eles acontecem principalmente enquanto você está cruzando a ponte de acordado para adormecido.

A Relação entre os Espasmos e a Evolução do “Corpo” Humano

Agora, imagine que seus músculos estão dando uma festinha sem avisar seu eu consciente. Isso é essencialmente um espasmo hipnótico. Você pode ter uma contração solo ou, em uma noite selvagem, um verdadeiro flerte de membros. E olha, a variedade! Uma noite é uma leve sapateada, e na próxima, é como se você estivesse tentando chutar uma bola de futebol enquanto dorme.

Por que Nosso “Corpo” Age Assim? A Teoria Evolutiva por Trás dos Espasmos

“Mas por que?” você pergunta. A relação entre os sobressaltos hipnóticos e nossos antepassados que dormiam em árvores é frequentemente discutida em teorias evolutivas que tentam explicar esse fenômeno. Acredita-se que esses espasmos sejam um resquício primitivo do mecanismo de alerta que ajudava a prevenir a queda das árvores durante o sono.

Dicas para Controlar os “Espasmos” e Melhorar o Sono

Como diminuir os espasmos? Amantes da cafeína, vocês podem querer pegar mais leve – seus amados shots de espresso podem estar promovendo uma rave no seu sistema nervoso. E para aqueles corujas que se exibem na academia em horas impróprias, vocês estão apenas mantendo o corpo muito agitado para descansar. Estresse e ansiedade? Grandes culpados. Eles aumentam seus níveis de cortisol, transformando suas noites em uma montanha-russa trêmula. Sem falar que, se sua agenda de sono é tão consistente quanto a atenção de um gato, você fica mais propenso a esses espasmos.

Conclusão: Seu “Corpo” e os Espasmos Noturnos

Mesmo assim os espasmos continuam? Pode ser hora de conversar com um médico. Não há vergonha em buscar alguns conselhos de especialistas sobre esses sobressaltos inesperados. Lembre-se, embora os sobressaltos hipnóticos possam atrapalhar seu estilo sonolento, eles são apenas uma das maneiras peculiares do corpo de dizer: “Ei, estamos indo para a terra dos sonhos.”

Veja Mais

POPULARES