Como escolher Palavras-Chave para ranquear um site no Google | SEO

Como escolher Palavras-Chave para ranquear no Google, como elas devem ser usadas, quais as que vão funcionar melhor para o nicho de seu site, para sua empresa ou e-commerce? Confira no conteúdo:

  • Qual a Importância da Palavra-Chave Para o Seu Negócio?
  • Como fazer SEO corretamente?
  • Você sabe como descobrir palavras-chave?
  • Como usar ferramentas de prospecção de KW?

Então não dê somente ‘aquela olhada rápida’, leia o artigo todo com atenção, vamos te dar dicas de SEO valiosas, usadas e testadas pela nossa agência de Marketing e por redatores de sucesso na internet.

Como usar palavras-chave no conteúdo 

Elaboramos alguns artigos trazendo dicas de como escolher palavras-chave corretamente e como usa-las, e que ferramentas usar para prospectar KW, (sigla para Key Words) sem a ajuda de uma agência de SEO para fazer a otimização de seu conteúdo ou site para ele aparecer nas primeiras páginas do Google.

Ressaltamos que usamos o Google como base de estudos, buscador que no Brasil é hoje o mais usado, com cerca de 95% dos usuários de internet pesquisando para tirar dúvidas, obter informações atualizadas ou para comprar alguma coisa.

Não tenho como saber ao certo qual seu nível de conhecimento em técnicas de SEO, mas é preciso, além de conhecer a parte técnica saber separa-lá da parte intuitiva, parte onde você vai precisar usar seu ‘feeling’, e pensar mais como seu cliente, como se fosse o usuário.

Assim, se você já tem algum conhecimento e informações pra redigir seu artigo, vai precisar usar sua intuição, isso vai ajuda-lo a escolher palavras-chaves certas. Caso contrário, bastaria um tutorial explicando a técnica e você já iria parecer na primeira página.

Qual a importância de usar palavras-chave em meu conteúdo ou site?

Simples! É mais do que importante, é essencial. Porque os motores de busca do Google se baseiam em palavras-chave e/ou frases com suas variações, para fornecer resultados de busca relacionados para os usuários, fazendo uso da inteligência artificial, a learn Machine, ou aprendizado de máquina.

E se seu site não estiver usando esta estratégia de SEO on-page, dificilmente seu artigo será ranqueado nas primeiras páginas e você não obterá tráfego.

Então, é essencial que você saiba:

“Escolher as palavras-chave certas para obter melhor tráfego”

Este artigo também vai ensinar você sobre os tipos de palavras-chave e como encontrar os termos relacionado mais eficazes, assim você descobrirá também como refinar essas frases e usá-las em suas páginas da web.

E, para elaboração de seu conteúdo você deve seguir os passos nesta sequência:

  1. Escolha de um tópico
  2. Escolha do público alvo
  3. Identificar a intenção de busca
  4. Escolher palavras chaves
  5. Análise da concorrência
  6. Formatação do conteúdo

Presumindo então, que você já tenha em mente um tópico, será preciso escolher seu público alvo. Notem que não estamos dizendo para identificar, e sim escolher, optar por qual tipo de usuário e busca o seu conteúdo deverá atender.

Para facilitar, trabalharemos com exemplos, usaremos como exemplo o tópico; “Melhores Celulares” e mostraremos como identificar seu público e descobrir as palavras-chaves relacionadas a este assunto.

Primeiramente, para isso você precisa identificar a intenção de busca de seus clientes para um melhor direcionamento do conteúdo e escolha das palavras chaves.

Captura resultados da Kparser – Professional keyword suggestion tool. Imagem – Captura de tela – Kparser

Nesta parte, você vai precisar usar seu feeling, pense e faça uma análise sobre o porque da busca do usuário. Identificando o porque da busca, use e abuse das ferramentas de busca de palavras chaves e questões relacionadas.

As ferramentas vão auxiliar você a descobrir os termos já armazenados pelos algoritmos do Google.

Ferramenta profissional de sugestão de palavras-chave

Saiba que existe uma ferramenta grátis e descomplicada para ajudar nesta prospecção de palavras-chave e questões de buscas relacionadas, trata-se do Kparser ou Professional Keyword suggestion tool, ou em português: Ferramenta profissional de sugestão de palavras-chave.

Captura ferramento Kparser – Professional keyword suggestion tool. Captura de tela – Kparser

Esta ferramenta será muito usada após você entender o próximo tópico, que é:

Como fazer analise da intenção de pesquisa do usuário?

A intenção de busca, (ou em inglês User Intent), é basicamenta o “o que” e “o porque” o usuário pretende encontrar ao realizar qualquer pesquisa no Google. Poderia se dizer que:

  • O que o usuário busca é praticamente explícito
  • Já o porque ele busca não é tão explícito

Sendo o “porque”, o motivo, uma importante intenção por trás da busca do usuário.

E se você entender bem isso, vai saber exatamente como mostrar aos robôs do Google que seu conteúdo é o que o usuário busca, e assim, ter seu conteúdo bem ranqueado, dentre tantos exibidos nos resultados.

Por isso, identificar a intenção de busca é importante para você identificar quais palavras-chave selecionar com base no motivo da pesquisa das pessoas.

Elas fazem suas pesquisas por vários motivos, mas elas estão divididas em três categorias de busca que são as mais importantes:

  • Informativa ou informacional – pesquisa por um tópico, informação
  • Comercial ou transacional – deseja fazer uma compra
  • Navegacional – deseja encontrar outra página específica na web

O que são as buscas informacionais

As buscas informacionais ou informativas são as que tem maior volume de buscas, as mais usadas pelos internautas que pesquisam na web sobre qualquer coisa, como: tirar dúvidas, satisfazer sua curiosidade, obter informações sobre fatos atuais, entretenimento, receitas diversas, medicina tradicional ou alternativa, tutoriais, reviews de produtos, dicas de finanças, criptomoedas, entre tantas outras.

Como é definida uma busca comercial

A busca comercial, ou transacional, já é feita por quem pretende comprar ou saber o preço de algum produto, para comparar preços e tudo mais que envolve uma transação comercial online.

O que são buscas navegacionais

São todas aquelas realizadas quando o usuário tem a intenção de encontrar um site específico como: Facebook, Instagram, Gmail. Ou para chegar a portais que já tem uma marca consolidada, um ‘top of mind’. Neste tipo e busca o usuário normalmente já sabe onde quer chegar.

Assim, conhecendo estas três categorias de busca ficará mais fácil para você identificar qual é seu público alvo e escolher as palavras-chave certas para obter os melhores resultados, e para isso, você precisa se colocar no lugar de seu cliente e pensar como ele.

Agora, no próximo tópico você vai saber:

  1. Como usar a ferramenta de busca e sugestão de palavras-chave

  2. Como escolher as palavras-chaves certas para ter mais tráfego

  3. Como analisar posts da concorrência

  4. Como formatar conteúdo usando palavras-chave de calda longa

  5. Como usar as variações de palavras-chave

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