quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCuriosidadesComo abrir um vinho sem saca-rolhas?

Como abrir um vinho sem saca-rolhas?

Imagine uma cena: é uma noite chuvosa, você chega em casa depois de um dia cansativo no trabalho e tudo o que precisa é aquela massa italiana acompanhada da garrafa do seu vinho preferido, que pode ser o Díaz Bayo 4U ou o Due Mari Chianti, por exemplo. Quando você pega o saco-rolhas para abrir uma garrafa, percebe que, de alguma forma, ele está quebrado! Então, só uma coisa se passa na sua cabeça: como abrir um vinho sem saca-rolhas?

Utilizando um martelo para abrir o vinho

Para abrir o vinho desta maneira, basta ter um martelo e alguns poucos pregos nas mãos. Antes de mais nada, remova o lacre. Tomando cuidado para não “machucar” a boca da garrafa, posicione pelo menos três pregos e pregue-os na rolha com auxílio do martelo, delicadamente, deixando uma parte deles para fora da rolha. Utilizando-se da parte traseira do martelo, puxei cada um dos pregos, processo que deve ser repetido até que a rolha saia completamente. Paciência e cuidado são fundamentais para não quebrar a garrafa.

Empurrando a rola: técnica alternativa

Essa “técnica” é muito mal vista, mas às vezes pode ser necessário recorrer a ela. Primeiramente, retire o lacre da garrafa. Separe um objeto pontiagudo, como uma faca, uma caneta ou uma chave de fenda, por exemplo, e utilize-o para exercer pressão na rola. Aqui, todo o cuidado é necessário, tanto para não comprometer a boca da garrafa e quebrar estilhas de vidro na bebida, como para não se machucar. Caso fragmentos da rolha caiam no vinho, basta usar uma peneira para coá-la. É importante saber que a queda da rola não comprometerá a qualidade da bebida!

O sapato velho como aliado

Essa técnica é uma das mais difíceis pela internet, mas talvez seja a mais difícil delas. Nesse caso, basta encaixar a base da garrafa dentro de um sapato (um velho, de preferência), segurar firmemente a garrafa e o sapato com a mesma mão, e bater continuamente o sapato até que a rolha saia para sair. Esse processo pode ser bem cansativo e nem sempre dá certo, então seja cauteloso para não exercer muita força e quebrar a garrafa.

Conclusão: Alternativas para Emergências Vinícolas

Agora que você conhece algumas alternativas para abrir um vinho sem saca-rolhas, lembre-se sempre de que o método ideal é o uso do saca-rolhas adequado, especialmente o modelo “de alavanca” ou “amigo do garçonete”. No entanto, em situações de emergência, como quando a saca-rolhas está quebrada ou não disponível, estas técnicas podem salvar a noite vinífera. Experimente com cuidado e aproveite seu vinho da melhor maneira possível!

Pergunta ao Leitor: Já tentei alguma dessas técnicas para abrir um vinho sem saca-rolhas? Qual foi sua experiência? Compartilhe nos comentários!

Veja Mais

POPULARES