quinta-feira, junho 20, 2024
InícioSaúdeCaso de traqueia rasgada por segurar espirro é registrada por médicos pela...

Caso de traqueia rasgada por segurar espirro é registrada por médicos pela 1ª vez

Você já tentou segurar um espirro alguma vez em sua vida? Seja porque você estava dirigindo, em um local silencioso ou simplesmente não queria espirrar naquele momento, acontece que reprimir um espirro pode não ser a melhor ideia de todas. O motivo?

O Caso Único: Traqueia Afetada por Segurar um Espirro

Recentemente, pesquisadores documentaram o caso de um homem que acabou abrindo um pequeno buraco na traqueia ao fazer isso. Sofrendo de alergias sazonais, o paciente decidiu suprimir a vontade de espirrar apertando o nariz e fechando a boca. Imediatamente depois do ato, no entanto, ele começou a sentir fortes dores no pescoço e inchaço.

Riscos à Saúde: Lesões Causadas por Segurar Espirros

Ao chegar no pronto-socorro, a dor e o inchaço sentidos pelo rapaz ainda estavam presentes. Contudo, ele não apresentava qualquer problema para falar, engolir ou respirar. O maior sintoma naquele momento era apenas uma amplitude de movimento limitada no pescoço. Ao aplicar pressão na área, os médicos passaram a ouvir um leve estalo, também chamado de crepitação.

Diagnóstico e Consequências: Perfuração Traqueal por Suprimir Espirro

(Fonte: GettyImages)

Então, a equipe médica realizou uma radiografia na parte do corpo, o que acabou revelando um enfisema cirúrgico. Esse problema é causado por lesão, ocorrendo quando o ar entra e fica preso sob a pele. Uma tomografia computadorizada realizada posteriormente também mostrou um rasgo de 2 milímetros de comprimento, 2 milímetros de largura e 5 milímetros de profundidade na traqueia do paciente.

Prevenção e Cuidados: Evite Lesões na Traqueia

Na visão dos médicos, acredita-se que o homem possa ter aumentado a pressão nas vias aéreas superiores em mais de 20 vezes a quantidade normal durante um espirro ao fechar o nariz e a boca. Assim, essa força seria o suficiente para abrir um pequeno orifício na traqueia. Embora o paciente não tenha necessitado cirurgia e tenha recebido alta após dois dias de observação, com a lesão cicatrizando completamente em cinco semanas, os autores do relato de caso recomendam que as pessoas tomem o incidente como um aviso.

Conclusão: Segure Espirros com Cautela

(Fonte: GettyImages)

“Todos devem ser aconselhados a não sufocar os espirros apertando o nariz e mantendo a boca fechada, pois isso pode resultar em perfuração traqueal”, disseram em comunicado oficial. Apesar do caso específico de ruptura traqueal espontânea seja apenas uma observação inicial, esse é um problema que também pode acontecer por outros motivos além dos espirros — o que precisará de uma análise mais ampla futuramente.

As rupturas espontâneas também podem ocorrer como resultado de um trauma físico, seja por lesão ou após procedimentos cirúrgicos. Felizmente, porém, segue sendo algo muito raro, com apenas alguns casos relatados, e normalmente curável dependendo da gravidade. De toda maneira, da próxima vez que você sentir um espirro chegando — independente da situação —, é provável que deixá-lo acontecer naturalmente seja a sua melhor opção.

Pergunta para o Leitor: Já experimentou segurar um espirro? Qual sua opinião sobre esse caso e sobre a prevenção de lesões como essa na traqueia?

Veja Mais

POPULARES