sexta-feira, junho 21, 2024
InícioCuriosidadesCafé antes do treino aumenta o rendimento nos exercícios: verdade ou mito?

Café antes do treino aumenta o rendimento nos exercícios: verdade ou mito?

Café antes do treino aumenta o rendimento nos exercícios: verdade ou mito?

Para muitos de nós, uma xícara de café é o combustível matinal perfeito para começar o dia. Em certos casos, algumas pessoas não conseguem sequer começar o dia sem seu gole de café matinal. Será que essa bebida, que é quase uma religião em nosso país, seria eficiente também para aumentar nosso rendimento em atividades físicas?

Cada Corpo uma Reação

A cafeína, encontrada naturalmente no café mas também presente em outras bebidas, tem sido estudada há décadas por seu potencial para melhorar o desempenho físico e cognitivo. É justamente essa substância a chave para entendermos o efeito do café antes do treino.

Café e Exercícios: Bons Aliados para uma Boa Saúde

A primeira coisa que você deve saber é que a cafeína afeta as pessoas de maneira diferente. Alguns de nós podemos ficar se sentindo como super-heróis, prontos para enfrentar o mundo depois de um gole, enquanto outros podem se sentir um pouco agitados. E sim, existem aqueles que preferem manter distância para evitar efeitos colaterais desagradáveis, como ansiedade ou insônia.

A cafeína presente no café é um estimulante natural, tendo sido associada a uma série de benefícios, desde melhorar o desempenho físico até aumentar a função cognitiva. Pesquisadores sugerem que, ao consumir cafeína antes do treino, você pode se sentir mais alerta, concentrado e até mesmo queimar mais gordura. Parece incrível, não é?

Quanto eu Posso Beber?

Como dito anteriormente, cada pessoa responde à cafeína de um jeito. A recomendação geral é consumir entre 3 a 6 miligramas de cafeína por quilograma de peso corporal, cerca de 60 minutos antes do exercício. Então, se você pesa 70 quilos, isso seria o equivalente a cerca de 2 a 4 xícaras de café fresco. Além disso, é importante que a pessoa tenha comido antes, para acomodar melhor a bebida ingerida.

O ideal é começar com doses menores, até descobrir o que se adequa melhor ao seu organismo, principalmente se você for sensível à cafeína.

Nem Tudo são Flores

A cafeína em excesso pode atrapalhar o sono. Consumir sua dose de cafeína cerca de uma hora antes do treino é ideal. Isso dá tempo suficiente para a cafeína entrar na corrente sanguínea e fazer efeito. Mas cuidado para não exagerar, pois a cafeína pode permanecer em seu sistema por várias horas, o que pode afetar drasticamente seu sono se você treinar tarde da noite.

Pois é, como tudo na vida, há algumas desvantagens a serem consideradas. O café pode estimular seu sistema digestivo, causando desconforto gastrointestinal, como é o caso do estômago irritado, que vai causar dor no local e ainda pode estragar completamente o seu treino e o seu dia.

E se você é sensível à cafeína, pode experimentar o aumento nada agradável de sintomas como nervosismo, ansiedade e até o aumento da frequência cardíaca. Portanto, é bom avaliar bem antes de sair bebendo café à vontade.

Café Antes do Treino: Verdade ou Mito?

Depois de explorar os benefícios e possíveis desvantagens de consumir café antes do treino, fica a pergunta: o que você acha dessa prática? Você já experimentou essa estratégia e sentiu diferença em seu rendimento nos exercícios? Compartilhe sua opinião e experiências nos comentários abaixo!

Veja Mais

POPULARES